TOULOUSE FARAH – 2001
PANAMERICANA GRAPHIC DESIGN – 1996
Recordo a conversa telefônica com o organizador do evento: “Rafic, por que você usou isso?” (O tema colocado aos designers participantes era: design regional ou design global?) Inventava argumento do tipo “esse é o design mais forte, original e universal do Universo. Mobiliza religiosos, devassos, antropólogos…” Mas, na verdade, não sei como justificar esta imagem. Por fim, respondi-lhe que a questão era muito cabeluda.
ECO RIO 92 – 1992
Pequena, a versão recusada. grande, poster aprovado. Prêmio mundial EKTOPLAG 93 Melhor poster sobre ecologia. Debret (1834) ilustra técnica usada por um índio para caçar pássaros. A associação da imagem com a lista telefônica e o evento é simples: muito branco para pouco índio.
ASTROLOGIE – 1985
Poster/mala direta. Ouvi dizer que os anéis de Satruno são compostos por detritos rochosos. Daí a idéia do logo e a idéia da rocha. A dobradura é a lembrança das camisas passadas e dobradas; o papel de seda remete ao jogo japonês “jo-ken-pô”.
COCA COLA – 1992
Poster comemorativo de 50 anos no Brasil. Vários designers foram convidados para essa exposição comemorativa dos 50 anos da Coca Cola no Brasil. A audição da música Chiclete com Banana (de Jackson do Pandeiro) poderia trazer alguma sugestão de imagem. O tema parecia tão fácil, por isso foi ficando para depois. Último dia: a letra de “Águas de março” inspirou uma solução caseira.
SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA – 1989