BANCO OSSO
Mesa K2 e Banco Osso são as primeiras peças da recém formada dupla de arquitetos Rafic Farah e Otávio Coelho. A ideia surgiu a partir da paixão pela construção naval, não à toa as peças são confeccionadas no estaleiro Kalmar, em Itajaí (SC).
A técnica construtiva utilizada é o strip-planking, a mesma técnica usada para construir embarcações que vão da canoa até grandes veleiros de madeira. Assim como nos barcos, tanto a mesa quanto o banco são feitos à mão, posicionando longas tiras de cedro-rosa uma ao lado da outra ao mesmo tempo que elas se conformam a um gabarito com o formato da peça. Depois de posicionadas e provisoriamente pregadas ao gabarito as tiras são cobertas por um tecido de fibra de vidro (no caso da Mesa K2) ou fibra de carbono (no caso do Banco Osso), o tecido é então impregnado com uma resina epóxi de alto desempenho (a mesma resina utilizada nas embarcações) que depois de seca enrijece a peça que por fim pode ser despregada do gabarito.
As peças, assim como as embarcações, são a união entre o artesanato sofisticado e o material de alta tecnologia, é então, e principalmente, uma homenagem dos arquitetos à riquíssima tradição da construção naval brasileira, e um precioso exemplo daquilo que pode ser produzido no país.
A fibra de carbono garante resistência e leveza ao Banco Osso permitindo que a casca de madeira da peça tenha apenas 8 mm de espessura.
dimensões: 2 m de comprimento, 40 cm de altura, 50 cm de largura
materiais: tiras maciças de cedro-rosa; fibra de carbono e resina epóxi
versões: exterior em fibra de carbono preta com acabamento em verniz brilhante e interior em madeira com acabamento acetinado; exterior laqueado branco e interior em madeira com acabamento acetinado; exterior em madeira com acabamento acetinado e interior em fibra de carbono com acabamento em verniz brilhante.
1° lugar na categoria “Mobiliário” do 27º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira
design: Otávio Coelho e Rafic Jorge Farah
produção: Movelaria Boá
disponível na dpot